segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: AULA SEQUENCIAL " DONA BARATINHA"

No fim do mês de setembro  foi realizada  à sequência didática sobre a história da Dona Baratinha na turma da 1ª série do turno vespertino da professora solange.
Com os seguintes objetivos:
  • Despertar o gosto pela leitura.
  • Desenvolver a oralidade, através de uma apresentação teatral.
  • Distinguir numerais , letras e desenhos.
  • Identificar o sistema monetário do nosso Pais.´
  • Reconhecer a importância da higiêne do nosso corpo  e do ambiente que nos cerca.
A sequência foi realizada da seguinte forma:
1º DIA
Foi explorado cantiga de roda, teatro de vareta,montagem do livro com filipetas e convite da festa da Dona Baratinha.
"Cantiga de roda"


Contando a história com fantoches de vareta.




Modelo dos fantoches






Conversando sobre a história:

  • Vocês gostaram da história?


  • Acham que dona Baratinha ficou rica de verdade?


  • Na opinião de vocês, porque os bichos queriam se casar com a Dona Baratinha?


  • Porque Dona Baratinha escolheu Dom ratão?


  • Você acha certo o que o Dom Ratão fez?

Montando o livrinho da "DONA BARATINHA"







Modelo do livrinho.




2º DIA

Desenvolvendo a escrita.
Confeccionar o convite do casamento.



Modelo convite.

Atividades xerocadas que desenvolvem a escrita, lógica, coordenação e percepção visual

 Modelo das atividades dadas.



3º DIA
Trabalhando o sitema monetário brasileiro e a receita do caldo de feijão.
TROCANDO IDÉIAS.

  • Oque fazemos com o dinheiro?


  • Para que usamos o dinheiro?


  • Como as pessoas conseguem o dinheiro?


  • Em todos os países se usa a mesma moeda?


  • Qual a moeda que usamos no nosso país?


  • Você ja viu o dinheiro de outrros países?Qual?


  • Você conhece alguém que colecione dinheiro?

Exposição das moedas  e cédulas antigas.





Confeccionando o cofrinho.






Modelo do cofrinho



Neste mesmo dia foi informado `as crianças que este cofre iria para que eles  juntassem dinheiro no cofrinho.
Receita do caldo de feijão.






5ºDIA
Trabalhando a higiene(atividades xerocadas),coordenação motora com a dobradura do Dom Ratão e prevenção de acidentes.

  • Dona Baratinha era muito asseada e organizada ela gostava de tudo limpinho e no lugar.






Dobradura do Dom Ratão




Modelo de atividades.






6ºDIA
Quem poupou mais?Neste dia foi feito um mural para identificar qual aluno poupou mais. Abrimos os cofres e contamos o dinheiro. Trabalhamos soma (operações no quadro).Com o dinheiro arrecado foi comprado os ingredientes para o caldo de feijão.
  • Quem economizou mais.
  • Quam economizou menos?
  • Como vamos gastar este dinheiro?
  • Sugestão :que tal compraramos ingredientes para fazermos o prato preferido de Dom Ratão,que é o caldo de feijão.














O caldo de feijão.
Os alunos tomaram um delicioso caldo de feijão, preparado com a ajuda da merendeira Fátima.





7ºDIA
Neste dia foi apresentado um teatro feito pelos alunos sobre a  história da Dona Baratinha.Toda escola foi convidada para assistir a peça.Foram expostos todos os trabalhos feitos em sala de aula.






















Modelo das máscaras para o teatro.







Eu professora solange, agradeço a todos que colaboraram para que esta sequência didática fosse este sucesso! Aos meus alunos queridos agradeço pelo desempenho e dedicação nas aulas.

PROFESSORA SOLANGE.